Demolay Vazante

Policia Ambiental faz operação pré-piracema em Guarda-Mor

Enviada em 31/10/2014

A Polícia Militar Ambiental de Vazante está realizando no município de Guarda-Mor, nesta sexta-feira (31), uma operação preventiva antes do inicio do período da piracema.

A operação, chamada pré-piracema, é realizada na represa Batalha e tem como objetivo orientar os pescadores sobre o que pode e o que no pode no período, que começa neste sábado (1°) e vai até o dia 28 de fevereiro. Nestes meses está proibida a pesca em rios córregos e lagoas com tarrafas, redes e outras armadilhas.

A piracema acontece todos os anos, no início do período das chuvas, sendo considerado um fenômeno natural essencial para a preservação dos peixes, que buscam águas mais amenas nas cabeceiras dos rios e nadam contra a correnteza para se reproduzirem.

Durante o período de piracema, inclusive os pescadores profissionais ficam proibidos de pescar com o uso de redes, tarrafas e outras armadilhas, à exceção do jequi. Será permitido apenas o uso de linha de mão, vara com caniço simples e anzol, às margens de rios e reservatórios.

Quem for flagrado desrespeitando a legislação poderá sofrer multa que é estipulada por quilo de pescado, vai ter todo o material usado na atividade de pesca e o pescado apreendidos, além de responder por crime ambiental. A pena pode chegar a três anos.

Fonte: Rádio Montanheza

Mais Notícias

*Dia: 23 à 27/10/2017 - Inscrição de chapas para concorrer as eleições, de 08:00 as 11:00 H - sede do COSEPUV. *Dia: 03/11/2017 - Assembléia Geral - as 08:00 H, sede COSEPUV.
Todos os direitos reservados © Copyright 2011-2013
"Conselho Comunitario de Segurança Publica de Vazante - MG - 34 3813-3821